Apresentação

(1894-1968)

Blog do projeto Preservação e Disponibilização do Acervo de Paurillo Barroso no MIS-CE. O projeto consiste na higienização, conservação, digitalização, catalogação, acondicionamento e disponibilização do acervo do músico cearense Paurillo Barroso pertencente ao Museu da Imagem e do Som do Ceará. Tem patrocínio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e gerenciamento da Associação de Apoio ao Museu da Imagem e do Som do Ceará (AMIS). A principal atividade é a exposição de parte do acervo que será complementada com audiodescrição. Dentre as atividades proposta constam a oficina de audiodescrição, gratuita e utilizando como objetos o acervo que será exposto.

Responsável pelo Projeto e pelo Blog: Myreika Falcão

Telefone: (85) 8646.1494

E-mail: myreika@gmail.com

EQUIPE DO PROJETO:

Myreika Falcão: Idealização e coordenação geral

Bruna Alves: Audiodescrição e ação educativa

Carlos Viana: Consultoria em audiodescrição e auxiliar de imprensa

Elissania Oliveira: Coordenação técnica

Ideais Produções / Andrea Vasconcelos: Produção

Jermyzia Sara: Higienização, catalogação e digitalização do acervo

Jesus Freitas: Arte gráfica / identidade visual

Kelvia Menezes: Auxiliar em audiodescrição

Klístenes Braga: Coordenação de audiodescrição

Lana Soraya: Assessoria de Imprensa

Roselina Simplício: Secretaria

Thayane Lopes: Higienização, catalogação e digitalização do acervo

Zildélia Castro: Logística

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CD Composições Paurillo Barroso

CD Composições Paurillo Barroso

Direção artística: Afonso e Paurillo Barroso Jr.
Arranjos Piano: Breno Marques de Sá
Arranjos Instrumental: Maurício Carrilho
Produção Executiva: Afonso Barroso
Edição e Masterização: Celso Drum
Engenheiro de Gravação: Alexandre Hang Estúdio Drum
Piano: Miguel Fustagno
Fotografia: Arthur Cavalieri
Direção de Arte: Flavia Portela

Este CD oferece a oportunidade de conhecer diferentes traços da personalidade de Paurillo Barroso. Ouvi-lo é como abrir um daqueles pequenos frascos de perfume, com os quais o coração do compositor se encantava.
 

1- Historieta
Música: Paurillo Barroso
Letra: Dulcinéa Paraense
Canta: Maria Lúcia Godoy
Piano: Breno Marques de Sá
CD Composições
Gravadora: Sony Music
Rio de Janeiro
[S.d.]

O meu amado vem a mim
E aqui me ponho a esperar
O sol já vai morrendo, e eu
Ainda estou a cantar.
Amado!
Vem contemplar, oh vem
O campo em seu esplendor
As aves estão nos ninhos
Em gorjeios por nosso amor. Ah!

A lua já banhou de luz
Minh’alma em solidão
O bem amado não sentiu
O ardor do meu coração.
Agora abandonada vou
Sem fé, sem glória vagar.
Oh meu amado, a floresta

Calou por me ver chorar. Ah!






2- Para Ninar
Música e letra: Paurillo Barroso
Canta: Maria Lúcia Godoy
Piano: Breno Marques de Sá
CD Composições
Gravadora: Sony Music
Rio de Janeiro
[S.d.]

Foge, foge papão feio
Que o menino é muito meu.
Vai a noite em mais de meio
Ainda não adormeceu.

Meu menino pende o rosto
Reza baixinho e de cor.
São trindades, é sol posto,
Dorme, dorme, meu amor!
Ah! Ah! Ah!

Deus de certo se enganou
Quando o meu filho nasceu.
Porque um anjo me mandou
E os anjos são do céu.

Meu menino, meu menino,
Altas horas a dormir.
Em que sonhas pequenino
Quando te vejo a sorrir?

Hum! Hum! Hum!



3- Tu
Música e letra: Paurillo Barroso
Canta: Bruno Monti
Piano: Breno Marques de Sá
CD Composições
Gravadora: Sony Music
Rio de Janeiro
[S.d.]


Tu,
a quem eu canto,
Esta canção de amor e pranto.
Escuta então a minha voz
Que implora, teu coração
Que minh’alma adora.
Tu, meu grande amor,
Porque não vens agora, suavizar a dor

Tu és o sol que doira minha vida,
Tu és amor, meu todo bem querer.
Tu és a minha inspiração, querida,

Tu és a vida que me faz viver...

4- Tus Besos
Música e letra: Paurillo Barroso
Canta: Bruno Monti
Piano: Breno Marques de Sá
CD Composições
Gravadora: Sony Music
Rio de Janeiro
[S.d.]

Sin tus besos yo me desespero.
Sin tus besos, por Dios, que me muero.
Sin tus besos no tengo alegria.
Sin tus besos que loca agonia...

Com tus besos mi alma llevaste.
Com tus besos mi vida robaste.
Com tus besos ay! Dame querida.

Com tus besos mi alma y mi vida.

 

5- Flor de Lis
Música: Paurillo Barroso
Piano: Breno Marques de Sá
CD Composições
Gravadora: Sony Music
Rio de Janeiro
[S.d.]




6- Até que Enfim, Querida - Dueto da Opereta A Valsa Proibida
Música e letra: Paurillo Barroso
Canta: Ayla Maria e Raimundo Arrais
Piano: Breno Marques de Sá
CD Composições
Gravadora: Sony Music
Rio de Janeiro
[S.d.]

Enfim vou viver bem juntinho de ti querida
Depois de um longo e cruel sofrer
Eu sinto em minh’alma brotar uma nova vida
Pela ventura de te rever

Esta aventura me inebria
Parece um sonho
Tudo é alegria

Até que enfim querida
Perto de ti estou
Feliz serei por toda vida
O meu sofrer findou
Nada no mundo então
Há de nos separar
O nosso amor, a união
Há de perdurar
O nosso lindo sonho
Enfim se realizou
E um futuro bem risonho se esboçou
Realidade que é pra nós felicidade
Que durará uma eternidade

Ausente de ti meu amor floresceu, amada
Teu lindo canto me consolou
Em sonho revi tua imagem idolatrada
Nunca saudade me abandonou

Também saudade me consumia
Mesmo em sonho eu te seguia

Ansioso um dia espero
Cantar o nosso amor
É o desejo que tanto quero
E sonho com ardor
Por ti eu já sofri
E mais sofreria ainda
No coração sempre senti
A tua imagem linda
Eternamente unidos vamos nós dois viver
Ver nosso sonho tão querido florescer

Realidade que é pra nós felicidade

Que durará uma eternidade.




7- Dorme Dorme Filhinho
Música e letra: Paurillo Barroso
Canta: Maria Lúcia Godoy
Piano: Breno Marques de Sá
CD Composições
Gravadora: Sony Music
Rio de Janeiro
[S.d.]

Lá no céu um anjinho
Há de certo sorrir,
Quando vir meu filhinho
Em seu berço, a dormir...

Fica logo quietinho
Para o sono não ir...
Dorme, dorme, filhinho
Que o papão pode vir...

Na lagoa os sapinhos
Já estão a teimar...
Que vem pelos caminhos,
O papão te levar.

Meu eterno carinho
Te garante o porvir...
Dorme, dorme, filhinho
Que eu não deixo mais vir...

 

8- Meprise
Música: Paurillo Barroso
Letra: Nadir Papi Saboya
Canta: Maria Lucia Godoy
Piano: Breno Marques de Sá
CD Composições
Gravadora: Sony Music
Rio de Janeiro
[S.d.]

Escute-moi, tour bas chêre amie
Le grand secret, il faut, le cacher
A toi cette histoire je veux raconter.

Je desirais un jour recontrer
Um beau garçon pour mon âme
Echanter;
Gentil Marquis de moi amoureux
Pour qu’il fut, toujours, heureux.

Enfin, je l’ai vu un jour – ah!
Très beau!
Et alors mon coeur
Pour lui à pleuré d’amour – ah!
Mon âme, sans nuages, chantait!

Je pensais, je revais
Aux baiser à nous!
Hardi, mon amoureux
Serait voluptueux
Et mói, je garderais
Le souvenir de son attrait.

Et alors! Au beau jour
De notre rendez-vous…
Gentil amoureux
Me semblant sans donne

Qu’um seul baiser... Oh! Sur la main!

 

10- Chanson Pour Ton Sommeil
Música e: Paurillo Barroso
Letra: Dulcinea Paraense
Tenor: Bruno Monti
Piano: Breno Marques de Sá

Dors, Mon amour (Dorme, meu amor)
Lá nuit est si longue (A noite é tão longa)
Quand les yeux ne sont pas clos (Quando os olhos não se fecham)
Lorsque, glaceés (Quando geladas)
Je garderai tes maisn dans les miennes (Guardarei tuas mãos dentro das minhas)
Comme dans um étui (Como num relicário)
Tes oreilles n’etendront pas mouri les fleurs (Teus ouvidos não sentirão morrer as flores)
Dans la lleé doucement arreteés (Na alameda docemente parados)
Dans la soufrance (Na amargura)

Dor’s mon amour (Dorme meu amor)
 

11- Sonho Atrevido
Música e letra: Paurillo Barroso
Canta: Bruno Monti
Violão: Mauricio Carrilho
Flauta: Andréa E. Dias
CD Composições
Gravadora: Sony Music
Rio de Janeiro
[S.d.]

Esta noite eu tive um sonho.
Meu Deus, que sonho atrevido.
Sonhei que tinha na rede
A forma do teu vestido.

Pra não sentires na vida,
Deste meu sonho algum pejo,
Fiz em teu corpo querida
Um vestido de beijo.

Dissestes: que lindo vestido!
Mas ficou muito apertado.
Dá mais uns beijos querido,

Pra ele ficar folgado.




12- Sou Feliz
Dueto da ópera A Valsa Proibida
Música e letra: Paurillo Barroso
Canta: Ayla Maria (soprano) e Raimundo Arrais (barítono)
Piano: Breno Marques de Sá
CD Composições
Gravadora: Sony Music
Rio de Janeiro
[S.d.]
 

 

14- Mãe Preta
Música e letra: Paurillo Barroso
Canta: Maria Lúcia Godoy
Piano: Breno Marques de Sá
CD Composições
Gravadora: Sony Music
Rio de Janeiro
[S.d.]

Em seu berço, sinhozinho
Acordou, está chorando.
A Mãe Preta com carinho
Dá-lhe o seio acalentando.
Drome, nhôzinho, drome,
Tão drumindo os passarinhos.
Drome, nhôzinho, drome,
Drome o sono dos anjinhos.
Drome, nhôzinho, drome,
Drome logo meu branquinho.
Drome, nhôzinho, drome,
Quero ir ver o meu pretinho.

Numa rede o seu pretinho
Está com fome a chorar.
Diz Mãe Preta bem baixinho,
Sem ter leite pra lhe dar:
Drome, pretinho, drome,
Pra tua fome esquecê.
Drome, pretinho, drome,
Que esta vida é um sofrê.
Drome, pretinho, drome,
Mãe do Céu vem te buscá.
Drome, pretinho, drome,

Pra no céu te amamentar.
 

15- Lembras-te
Música: Paurillo Barroso
Letra: Mozart Soriano Aderaldo
Canta: Maria Lúcia Godoy
Piano: Breno Marques de Sá
CD Composições
Gravadora: Sony Music
Rio de Janeiro
[S.d.]

Lembras-te amor, aquele triste dia.
Foi tão amargurando.
Depois de um sonho bom
Que parecia sem fim, tudo acabado.
Tudo acabado e de que modo
A areia fina da praia, o mar, o coqueiral,
A lua, toda cheia de luz a nos fitar.

Lembras-te amor, nem tudo é morto ainda,
Nem tudo se acabou, ficou em mim
Cruel saudade infinda
Do tempo que passou.
E em ti, embora finjas muito
E tentes debalde me enganar.

Perpetuamente,
A dor saudosa sentes

Do tempo não voltar.
 

16- Despedida
Dueto da ópera A Valsa Proibida
Música e letra: Paurillo Barroso
Canta: Ayla Maria (soprano) e Raimundo Arrais (barítono)
Piano: Breno Marques de Sá
CD Composições
Gravadora: Sony Music
Rio de Janeiro
[S.d.]

Eu rego a Deus a despedida
Ao meu amor quero dizer
Essa canção por toda vida
Não poderei mais esquecer

Ausência é suplício
Que nos tortura!
E a nossa vida, amargura!

Ela: Jamais em meu coração
Voltará outra ilusão
Ele: A tua imagem querida
Hoje é toda minha vida

A minha história dolorida
Eis o meu príncipe encantado
Longe de ti
Sempre esquecida
Como viver mesmo acrodado

Ausência é suplício
Que nos tortura!
E a nossa vida, amargura!

Ela: Jamais em meu coração
Voltará outra ilusão
Ele: A tua imagem querida
Hoje é toda minha vida

Ó meu amor, adeus!
Ó meu amor, adeus!

A VALSA PROIBIDA

A valsa que sonhei
Nasceu da ilusão
Do amor que eu te dei

É como uma canção
Da alma a reflorir
De enlevo e emoção

Um sonho doce a sorrir
Embala o meu coração
Em leve carícia de amor

Amor que idealizei
Com todo o meu fervor
Na valsa que sonhei



17- Sonho de Viena
Música: Paurillo Barroso
Violino: Virgílio Arraes
Piano: Breno Marques de Sá
CD Composições
Gravadora: Sony Music
Rio de Janeiro

[S.d.]
 

18- Três Hai Kai
Música: Paurillo Barroso
Letra: Dulcinéa Paraense
Canta: Maria Lúcia Godoy
Harpa: Silvia Passaroto
CD Composições
Gravadora: Sony Music
Rio de Janeiro
[S.d.]

Minhas mãos ensaiaram voos
Em redor de tuas faces.
E porque a primavera vem ver meus olhos.
Há borboletas muiticores nos caminhos.

A noite em tua passagem, cresceu um perfume
De flores murchas e de relvas magoadas.

Com argila de outra carne,

Ele esculpiu à sua própria semelhança.



19- Sem teu Querer
Dueto da opereta Sinharinha
Música e letra: Paurillo Barroso
Canta: Ayla Maria (soprano) Bruno Monti (tenor)
Piano: Breno Marques de Sá
CD Composições
Gravadora: Sony Music
Rio de Janeiro

[S.d.]




20- Tudo está Perdido
Dueto da opereta Sinharinha
Música e letra: Paurillo Barroso
Canta: Ayla Maria (soprano) Bruno Monti (tenor)
Piano: Breno Marques de Sá
CD Composições
Gravadora: Sony Music
Rio de Janeiro

[S.d.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.